domingo, 1 de março de 2015

Meditações Diárias, 04 Abr. 2015 - As Colunas Doutrinárias

Meditações Diárias - Sol Serenat Omnia


As Colunas Doutrinárias

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina." 2 Timóteo 4:2, 3

No início de 1848, os líderes adventistas do sétimo dia haviam chegado a uma concordância geral em relação a pelo menos quatro pontos doutrinários, por meio do estudo extensivo e intensivo da Bíblia:

1. Retorno pessoal, visível e pré-milenar de Jesus.

2. A purificação do santuário celestial, com o ministério de Cristo no segun­ do compartimento, que começara em outubro de 1844 - o início do antitípico Dia da Expiação.

3. O dever de guardar o sábado, o sétimo dia, e seu papel no grande conflito no contexto do tempo do fim, profetizado em Apocalipse 12-14.

4. A imortalidade não como qualidade não inerente, mas, sim, algo que as pessoas recebem somente mediante fé em Cristo.

Os adventistas sabatistas, posteriormente conhecidos como adventistas do séti­mo dia, passaram a considerar tais ensinos como "marcos" ou "colunas" doutriná­rias. Esse conjunto de crenças separa essa ramificação do adventismo não só dos outros mileritas, mas dos cristãos de modo geral. Essas quatro doutrinas distinti­vas se encontravam no coração do adventismo do sétimo dia em desenvolvimen­to, definindo-o como um movimento e um povo diferenciado. As chamadas colu­nas doutrinárias formavam o cerne inegociável da teologia adventista.

O leitor cuidadoso pode se perguntar por que eu não incluí a doutrina dos dons espirituais e sua relação com Ellen White na lista acima. Embora se trate de uma perspectiva adventista única, o assunto só passou por tentativas de formu­lação doutrinária nas décadas de 1850 e 1860. Além disso, a própria Ellen White não considerava tal ensino uma das colunas.

É claro que os guardadores do sábado compartilhavam diversas crenças com outros cristãos, como a salvação pela graça mediante a fé no sacrifício de Jesus e a eficácia da oração. Contudo, nos primeiros anos, o ensino adventista se concen­trava naquilo que diferia dos outros cristãos, não nas semelhanças.

Tal omissão acabaria causando problemas teológicos com os quais teriam de lidar nos anos 1880. Falaremos mais sobre esse assunto depois.

Por enquanto, podemos agradecer a Deus a clareza dos fundadores do adven­tismo do sétimo dia em seu estudo teológico. A boa notícia é que o sistema de crenças proposto por eles faz todo sentido.

FEED

VEJA MAIS:

 
;